IST - Física HowTo - Informática 07:27
2025-12-22
  Sistema Operativos
 
  Informações Gerais
 
  Ling. Programação
 
  Bibliotecas
 
  Aplicações
 

Java

Sumário
1. Introdução
2. Sintaxe Básica
3. Pacotes Básicos
4. Como compilar um programa de Java
5. Links úteis
Início

1. Introdução

Java é uma linguagem de programação orientada a objectos desenvolvida pela Sun Microsystems (1995).
Início

2. Sintaxe Básica

Um programa de Java é um conjunto de objectos que comunicam entre si invocacando os métodos uns dos outros. Assim, podemos definir:

Classe: Uma classe pode ser definida como um modelo que descreve o eatado e o comportamento que um objecto desse tipo pode ter.

Objecto: um objecto é uma instância de uma classe. Têm estados e comportamentos. Assim, por exemplo, um gato tem como estados a raça, a cor, etc. e como comportamentos miar, comer, subir às árvores.

Métodos: Um método é basicamente uma função definida numa classe ou seja um comportamento. São eles que nos permitem manipular os dados e executar as acções sobre os objectos.

Variáveis de Instância: É o conjunto de variáveis associadas a um objecto e que dele são características. O estado de um objeto é caracterizado pelos seus valores.

Início

3. Pacotes Básicos

  • java.lang: Ambiente
  • java.util: Utilitárias (tipos de dados, etc)
  • java.io: Entrada e saída
  • java.net: Rede
  • java.sql: SQL
  • java.awt: Interface gráfica universal nativa
  • javax.swing: Interface gráfica (mais simples)
Início

4. Como compilar um programa de Java

Para compilar um ficheiro de Java faz-se:
$ javac nome_do_ficheiro.java
sendo criado um ficheiro com a extensão ".class". Para executar um programa de java faz-se:
$ java nome_do_ficheiro
Para criar um ficheiro ".jar" faz-se:
$ jar cf nome_do_ficheiro.jar nome_do_ficheiro.class
Início

5. Links úteis

Início